A Arquitetura Moderna e alguns de seus expoentes

Thumb A Arquitetura Moderna e alguns de seus expoentes

Damos o nome de Arquitetura Moderna para os movimentos das escolas arquitetônicas que vieram com características produzidas em grande parte no século XX, isso se deu nas décadas de 10 e de 50. Todas foram inseridas num contexto artístico e também cultural do Modernismo. E esse último termo citado, o Modernismo, é uma referência genérica, onde não houve nenhuma diferença importante entre os arquitetos numa mesma época.

Um dos princípios básicos do Modernismo é a de renovação da arquitetura, rejeitando toda a arquitetura anterior a esse Movimento e principalmente aquelas do século XIX e esse rompimento fizeram parte de muitos discursos de arquitetos modernos.

Algumas características da Arquitetura Moderna

O ornamento estava muito ligado a uma noção sempre combatida pelos primeiros modernos que eram o estilo e as idéias de industrialização, economia e a tão recente descoberta do design, ou seja, resumidamente os edifícios deveriam ser econômicos, limpos e úteis. Um forte crescimento na demografia dentro do século XIX deu origem a muitas transformações urbanas na Europa.

Principais expoentes da Arquitetura Moderna

Grandes nomes marcaram essa época e são considerados como artistas e hoje se usa o termo ´´starchitects“ ou na tradução livre arquitetos estrelas.

Escola Bauhaus

Criada em 1919, por um alemão de nome Walter Gropius (1833 – 1969). Suas atividades foram encerradas no ano de 1933, devido à ascensão do nazismo. A Bahaus ainda possui uma forte influência na arquitetura e no design até hoje.

Le Corbusier

Pseudônimo de Charles-Edouard Jeanneret–Gris (1887 – 1965), esse arquiteto tem 30 obras em vários países e que são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Lina Bo bardi

Era uma ítalo-brasileira (1914–1992), com um aspecto modernista e uma motivação social, essa arquiteta, focou na família e nas mães solteiras da Itália na pré-guerra. O seu marco no Brasil foi dado, com a casa de vidro, no Morumbi.

Oscar Niemeyer

Deixamos por último esse ícone (1907-2012), ficaria impossível a sua não citação. Um dos grandes nomes do Movimento no Mundo. A construção de Brasília, na década de 50, é um marco politicamente e foi à primeira cidade planejada com idéias modernistas. Um gênio de arquiteto.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:

  • Animais
  • Curiosidades
  • Educação
  • Natureza
  • Receitas & Alimentação
  • Saúde & Bem-Estar
Thumb %title%

Produtos de Origem Animal que Provavelmente Você Não Sabia



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE